top of page

Varejo surpreende positivamente. Crescimento de 0,9%, acima da expectativa do mercado (-0,2%)...

O volume de vendas do varejo cresceu 0,9% em outubro comparado a setembro. Em relação a outubro do ano passado, a expansão foi de 8,3%. Em agosto o comércio havia superado seu patamar histórico.


O resultado indica uma forte recuperação do comércio como mostra o Mapa de Calor da economia brasileira da GO Associados, em 2020 o volume de vendas acumulado é de 0,9%.



O comércio varejista ampliado, que inclui a venda de materiais de construção e de carros, motos e peças, sofreu mais com a pandemia, com a venda de carros acumulando queda de cerca de 30% em março/abril. Este ramo ainda acumula perdas de 2,6% entre janeiro e outubro.



O ritmo acelerado de recuperação do comércio não é uniforme. Alguns setores como “materiais de construção” e “móveis e eletrodomésticos” acumulam altas no ano, puxando a recuperação. Pequenas reformas nos domicílios e a necessidade de adequação ao home office ajudaram a impulsionar estes setores.




Enquanto isso alguns setores como “tecidos, vestuário e calçados” se recuperam de forma mais lenta. Este setor acumula perdas de 27,6% no ano.

15 views0 comments
bottom of page