Saída de Mansueto e cenário fiscal aumentam a apreensão do mercado...
Updated: Aug 17, 2020
O Secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, anunciou sua saída do cargo até agosto. Mansueto comanda o Tesouro Nacional desde o governo Michel Temer.
O Secretário é um dos articuladores do ajuste fiscal e ajudou a elaborar a proposta de auxílio aos estados em dificuldades anterior à pandemia, exigindo o equilíbrio fiscal como contrapartida.
O sucessor no comando do Tesouro Nacional deve ter como prioridade a volta do equilíbrio das contas públicas, especialmente em um momento de pressão avassaladora por aumento de gastos em virtude da pandemia.
Segundo a IFI, o déficit público do governo central deve chegar a R$877,8 bilhões em 2020. Somando estados e municípios e estatais, o valor do déficit primário do setor público consolidado chega a R$912 bilhões.
Outra projeção importante divulgada hoje é a do Boletim Focus, que mais uma vez revisou para baixo a projeção de crescimento do PIB para 2020. A a mediana das expectativas ficou em -6,51%.
Destaca-se que a revisão para baixo do PIB (-0,03p.p.) foi a menor desde o final de janeiro, além de uma revisão positiva para a inflação.
O mercado deve aguardar os dados de atividade de abril a serem divulgados nessa semana para novas revisões do crescimento no ano.
Recent Posts
See AllApesar da projeção do Boletim Focus ser de 6,97% para o IGP-M em 2021 a GO Associados acredita que novamente o índice deve superar os...
A economia do século XXI depende dos rumos dos mercados digitais – podem continuar sendo disruptivos e inovadores, ou terminarem...
Commenti