top of page

O PIX é uma revolução que diminui os custos de transação da economia...

O Banco Central anunciou em fevereiro a criação do PIX, um novo meio de realizar transações bancárias com um custo menor e estimular maior concorrência no segmento de serviços bancários.


Atualmente para transferir dinheiro entre contas de bancos diferentes existem duas possibilidades: o Documento de Ordem de Crédito (DOC) e a Transferência Eletrônica Disponível (TED).


Ambas as possibilidades podem ser gratuitas (a maior parte dos bancos digitais não cobra por este tipo de transação), mas há bancos que cobram até R$20 por uma TED ou um DOC.


O PIX lançado agora é uma terceira opção para transferência bancária e promete facilitar a vida dos consumidores. Não serão cobradas tarifas das pessoas físicas e as transações não possuem restrições de dias e horários sendo efetivadas em até dez segundos.


O PIX deverá ser oferecido para os clientes de todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes. Os bancos deverão ter uma conta chamada PI, que tem o objetivo de registrar as transações de entrada e saída feitas pelo PIX e garantir que sempre haja saldo para efetivar as transações.


Para ter acesso ao PIX, basta ter acesso a uma conta em banco e cadastrar uma chave de acesso que pode ser o número de celular, o CPF, e-mail ou chave aleatória. Cada pessoa poderá cadastrar até cinco chaves diferentes, que cumprirão a mesma função dos dados bancários.


O PIX deverá ser incentivado como um meio de pagamento entre pessoas, estabelecimentos comerciais e para o pagamento de impostos.


Cada pessoa ou estabelecimento que aderir ao PIX receberá um QR Code, que poderá utilizar para pagar ou para receber dinheiro. Será possível, por exemplo, pagar as compras do mercado pelo aplicativo do banco apenas apontando para o QR Code do mercado.


A possibilidade de servir como uma alternativa ao dinheiro e aos cartões de débito e crédito pode baratear as transações bancárias e os pagamentos feitos com cartão. Além disso, pode reduzir as transações feitas com dinheiro em espécie aumentando a segurança.


O cadastro das chaves de acesso dos clientes começou ontem, mas as transações feitas pelos PIX só terão início no dia 16 de novembro.

30 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page