A taxa de desemprego real atingiu 18,9%!

Updated: Aug 19





A situação no mercado de trabalho é dramática e poderia ser ainda pior. A taxa de desemprego para o mês de maio ficou em 12,9%, confirmando a projeção da GO Associados. Ficou 0,1 p.p. abaixo da mediana das projeções captadas pela Reuters.


A população desocupada é de 12,7 milhões. A taxa de subutilização foi a maior da série história, de 27,5%.


Além disso, a população fora da força de trabalho cresceu 13,7% frente ao semestre anterior, cerca de 9,0 milhões de pessoas de pessoas a mais em comparação àquele período.


A diminuição na força de trabalho, acima de 7 milhões de pessoas em relação ao trimestre anterior, terminado em fevereiro, e ao mesmo trimestre do ano passado faz com que a taxa de desemprego oficial não reflita totalmente a gravidade do momento no mercado de trabalho.




Considerando o contingente de força de trabalho constante em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, o nível de ocupação é de 81,1%. O nível de desocupação neste exercício é de 18,9%!


A maior queda do emprego foi no grupo “serviços domésticos” (-18,7%) seguido pela “construção” (-16,4%).


Apesar dos números impressionantes, algumas medidas do governo para proteger o emprego surtiram efeito, como é o caso da MP 936, que permite o encerramento temporário do contrato de trabalho ou a redução da jornada de trabalho e o financiamento da folha de pagamento.


Neste sentido, é positivo a extensão anunciada pelo governo ontem do Bem, o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. Segundo o governo, a medida impactou cerca de 11,7 milhões contratos de trabalho.

17 views
Receba nossos conteúdos!
  • Twitter - Black Circle
  • Spotify - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle