top of page

Como atenuar o custo econômico da pandemia sem arriscar vidas e quebrar o Tesouro?

Updated: Aug 19, 2020





A partir de abril o comércio e serviços não essenciais tiveram de baixar as portas na maior parte das grandes cidades.


Como atenuar o custo econômico da pandemia sem arriscar vidas e quebrar o Tesouro?Uma iniciativa que poderia amenizar os efeitos da COVID 19 na economia seria a criação de uma bolsa de serviços futuros.


Tal mercado poderia comercializar produtos e serviços que não podem ser entregues no período de isolamento social, como é o caso de cortes de cabelo; ou passagens aéreas enquanto houver restrições e/ou uma demanda baixa pelo natural receio de contágio.


Medidas como essa são importantes para ajudar um setor responsável por mais de 56% dos empregos formais no Brasil.

Fonte: RAIS 2018 – Secretaria do Trabalho/Ministério da Economia


Algumas plataformas de fintechs, como o mercado pago ou o picpay, podem ser utilizadas como organizador das transações, estabelecendo garantias para ambos os lados.


O governo poderia estimular plataformas dessa natureza para serviços futuros e dar garantias de entrega. Para pequenos negócios se beneficiarem de tal mecanismo seria necessário pagar uma pequena quantia e ingressar em plano de gestão e empreendedorismo de forma a dar sustentabilidade ao empreendimento.


E no futuro, esses serviços podem ser realizados ou vendidos em mercado secundário. Seria a criação de um mercado de crédito entre consumidores e fornecedores de serviços futuros.


Medidas como essa podem ter a efetividade de ajudar setores como academias de ginástica, barbearias e salões de beleza, incluídas pelo Presidente da República como serviços essenciais. Dados da RAIS indicam que apenas os trabalhadores formais desses três subsetores representam mais de 260 mil trabalhadores.

Fonte: RAIS 2018 – Secretaria do Trabalho/Ministério da Economia


Incluindo os trabalhadores informais, esse número pode chegar a mais de 500 mil.


Uma proposta como essa pode ajudar tais estabelecimentos a levantar mais recursos sem necessariamente transgredir eventuais protocolos sanitários. Preservando a saúde e ajudando a economia.

31 views0 comments
bottom of page