top of page

Choque dos alimentos continua acelerando a inflação, mas ainda não ameaça tx de juros de 2% em 2020

O IPCA de outubro registrou alta de 0,86%, 0,24 p.p. mais alto que setembro. O valor foi o maior para o mês de outubro desde 2002. A projeção da GO Associados era de uma alta de 0,89% e a do mercado era 0,83%.





O item alimentação e bebidas subiu 1,93%, uma variação menor do que a observada em setembro (2,28%). O arroz e o óleo de soja, que foram manchete pela sua subida nos preços nos meses de agosto e setembro. A elevação foi menor neste mês (13,36% e 17,44%, respectivamente). Em setembro, o óleo de soja havia aumentado 27,54%.



O IPCA acumula alta de 3,92% nos últimos 12 meses e 2,22% em 2020.

Alguns itens que compõem o IPCA ainda estão sofrendo os efeitos da pandemia, como é o caso da educação. A paralisação das aulas presenciais, as escolas e universidades optaram por conceder descontos em vez de abrir mão dos alunos.

A alta dos preços identificada nos principais indicadores de inflação tem relação com um choque em alguns itens da cesta básica e da retomada da atividade.

A expectativa da GO Associados é de que o IPCA feche 2020 em 3,2%.


O que vai mexer com as expectativas econômicas na próxima semana...

i. O principal assunto da próxima semana deve continuar sendo eleição dos EUA. A provável eleição de Biden sem a ocorrência de uma “onda azul” fez com que os mercados iniciassem uma forte subida. Resta saber a duração desta reação e o efeito das acusações de Trump de fraude nas eleições;


ii. A segunda onda do novo coronavírus continua a trazer incerteza. Itália e Reino Unido anunciaram novos lockdowns. A situação dos EUA também começa a chamar atenção com o número de novos casos batendo recordes em um patamar superior ao de 100 mil novos casos diários.


iii. Para a economia brasileira os destaques da próxima semana são os indicadores de atividade de setembro. Na quarta será o varejo, na quinta o setor de serviços e na sexta a “prévia do PIB” publicada pelo Banco Central.

Após essa bateria de resultados será possível ter uma noção do PIB do 3º trimestre. A projeção da GO Associados é de crescimento de 6,6% em relação ao 2º tri.. Atualizaremos ao longo da semana o Mapa de Calor da economia brasileira da GO Associados., mostrando como se encontra a recuperação no país.


iv. No Legislativo, não haverá sessões no Congresso pela proximidade das eleições municipais. As sessões devem voltar apenas na terça pós-eleições, dia 17.






3 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page