BRASIL DOBRA RITMO DE CRESCIMENTO EM 2020; SE O MUNDO DEIXAR...

Updated: Aug 17


O resultado do PIB confirmou que a recuperação da economia ganhou força: o PIB cresceu 0,6% no 3º trimestre em relação ao 2º, acima do esperado pelo mercado (0,4%). É o equivalente a um ritmo anualizado de 2,4%.


Os três macrossetores da economia brasileira apresentaram crescimento:, agropecuária avançou 1,3%, a indústria 0,8% e o setor de serviços 0,4%.


O bom desempenho da indústria vem da construção civil que em relação a 2018 cresceu 4,4%. Isso dá esperança de elevação do emprego. Também a indústria extrativa registrou crescimento expressivo (10,3%).


Um dos pontos positivos foi a elevação do investimento (formação bruta de capital fixo) que cresceu 2% em relação ao 2°º tri, enquanto o consumo das famílias cresceu 0,8%. Já os gastos governamentais recuaram em 0,4%.


É importante que o crescimento venha dos investimentos para que possa ser sustentado no longo prazo. Mas a taxa de investimento ainda está baixa (16,3%), aquém daquilo que seria necessário para crescer de forma sustentada a uma taxa entre 3-4% e evitar um voo de galinha. Ainda falta muito para chegar a uma taxa compatível com o crescimento sustentado, algo em torno de 22%.


Apesar das boas notícias, o cenário internacional ainda preocupa. As exportações caíram 2,8% em relação ao segundo trimestre, dado o cenário de guerra comercial e crise na Argentina, enquanto as importações subiram 2,9%.


A economia brasileira está melhorando e tem tudo para melhorar ainda mais em 2020. Mas o resto do mundo tem que colaborar!

33 views
Receba nossos conteúdos!
  • Twitter - Black Circle
  • Spotify - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle