top of page

Segundo a Pesquisa Focus, PIB só volta ao nível de 2019 em 2023: logo da Nike substitui o V


As expectativas do mercado a respeito da volta da economia correspondem ao formato do logo da Nike e não à letra V. Segundo as projeções da Pesquisa Focus do Banco Central, o PIB só retornaria ao nível de 2019 em 2023.


A mediana das expectativas para o PIB de 2020 caiu pela 16ª semana consecutiva, para -6,25%. A pesquisa ainda não terá captado inteiramente a divulgação do PIB do primeiro trimestre, de -1,5%. O número se aproxima da projeção da GO Associados, de -6,5% para este ano.


O resultado do primeiro trimestre foi apenas um primeiro sinal, pois as medidas de isolamento social começaram em meados de março. A maior queda deverá ocorrer será no segundo trimestre. A Equipe da GO Associados projeta uma queda de 11,7% para este período.


A situação política no Brasil explica parte deste cenário de recuperação lenta. Isso porque inibe o investimento, essencial para o crescimento da produção e do emprego, aumentando o risco regulatório e atrasando a tramitação de reformas fundamentais para a economia.

24 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page