top of page

Pronunciamento Bolsonaro/Guedes acalma o mercado e vai na direção correta

Updated: Aug 17, 2020



Pronunciamento de hoje de Bolsonaro prestigiando Paulo Guedes como o condutor da política econômica deu um sinal positivo para os agentes econômicos.


A saída de Moro havia gerado apreensão sobre se Paulo Guedes não seria o próximo a sair.


Mais importante do que a fogueira das vaidades, o teor da manifestação foi adequado para aquilo que a economia precisa. Diante de uma crise tríplice – sanitária, econômica e política – é necessária uma vacina tríplice para a economia:

- Continuidade das reformas e ajuste; daí a importância do congelamento dos salários do funcionalismo, mencionado por Guedes;

- Eficácia do pacote anti-pandemia que ainda precisa de maior velocidade e mais clareza e eliminação de burocracia nas medidas;

- Pacote de investimento em infraestrutura, não preponderantemente com recursos do Estado, mas com concessões para o setor privado.

Corretamente, afastou-se o falso dilema entre desenvolvimentismo e ultra- liberalismo, meros rótulos simplistas para explicar um quadro tão complexo quanto o atual.


A reafirmação da influência de Guedes é condição necessária, mas não suficiente para reverter as expectativas pessimistas.


Pela 11ª semana consecutiva a mediana das projeções de crescimento do PIB caiu: de -2,96% para -3,34%. O índice de confiança do consumidor atingiu a mínima da serie histórica em abril ao bater 58,2 pontos. A mínima anterior era de 64,9 pontos em dezembro de 2015.


Segundo Guedes, o Brasil vai surpreender o mundo recuperando-se rapidamente. A curva de recuperação seria em V. Neste momento, é difícil dizer se tal previsão tem fundamento ou serve apenas como discurso oficial. Mas se as autoridades não surpreenderem o mercado com mudanças súbitas de rota, já será um grande avanço.

49 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page