top of page

Plano de ajuda aos estados e municípios é necessário, mas a falta de contrapartida é preocupante

Updated: Aug 17, 2020


O governo federal sofreu derrota na Câmara dos deputados, com a aprovação de um plano de ajuda fiscal aos estados e municípios sem a devida preocupação com o equilíbrio das contas públicas.


O plano de ajuda prevê a recomposição das perdas com arrecadação de ICMS e ISS de impostos sem uma contrapartida por seis meses; o plano inicial do governo era realizar tal recomposição durante quatro meses.


A ajuda tem caráter emergencial, e algumas medidas já estavam em prática, como a paralisação do pagamento da dívida de alguns estados com a União, amparada por decisão de ministros do Supremo Tribunal Federal.


É positivo que a Câmara tenha retirado o ponto polêmico que abria possibilidade de os estados contraírem novas dívidas, uma verdadeira bomba fiscal. Mas a ajuda sem nenhuma contrapartida está longe do ideal.


A redução de salário de funcionários públicos seria bem-vinda, se os funcionários da iniciativa privada estão tendo que se sacrificar neste momento de crise, por que os públicos não têm também sua cota de sacrifício?

15 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page