top of page

O choque da carne acabou antes do Carnaval!

Updated: Aug 17, 2020




A chamada prévia da inflação de fevereiro registrou 0,22%, o menor valor desde o início do Plano Real. A carne caiu mais de 5%, recuando parcialmente do aumento registrado em 2019 em que o preço do item subiu mais de 32% no acumulado do ano.


A inflação não é mais motivo de preocupação na atual conjuntura. Nem a alta do dólar chega a bater forte nos preços, pelo menos enquanto a economia continua desaquecida. A situação de atividade lenta abre caminho para novos estímulos do Banco Central.


Apesar do ciclo de corte na taxa básica de juros ter terminado, a autoridade monetária tem outras armas para aumentar o volume de crédito no país. Um exemplo é a redução da parcela de depósito compulsório, que é a aquela parte do dinheiro que o banco recolhe compulsoriamente junto ao Banco Central.


Em momentos como o atual, com atividade desaquecida e inflação baixa, o Banco Central pode diminuir o percentual de compulsório e assim permitir maior multiplicação de depósitos e estimular a economia sem necessariamente reduzir a taxa básica de juros.


O Banco Central lançou mão deste tipo de medida e reduziu a parcela de depósitos compulsórios de 31% para 25%. Isso libera R$ 49 bilhões na economia a partir de 16 de março.


Como a inflação está controlada e a economia precisa de um empurrão, é correta a medida do Banco Central. É esperar para ver se a medida terá o efeito desejado, acelerando recuperação da economia com mais produção e empregos.


Se isso ocorrer, ninguém vai dar muita bola para as gafes do Ministro da Economia.

30 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page