A economia brasileira se aproximou do fundo do poço em abril...
Updated: Aug 19, 2020
A economia brasileira se aproximou do fundo do poço em abril. A queda de abril terá sido provavelmente a mais profunda da economia brasileira em 2020. O IBC-br, a prévia do PIB, registrou um declínio de 9,7%.
A queda de -9,72% em abril veio um pouco melhor do que a expectativa do mercado, de -10,2%. Diante do resultado, a GO Associados mantém a projeção de -6,5% para o PIB no ano e uma queda 11,7% no segundo trimestre.
As medidas de isolamento social, que tiveram grande impacto na economia, duraram todo o mês de abril. O resultado é o pior da série histórica iniciada em 2003.
O resultado poderia ser ainda pior não fosse a agricultura que vem atenuando o tombo da economia e deve crescer 2% em 2020. A safra de 2019/20 deve ser recorde, chegando a 251 milhões de toneladas de grãos.
O COPOM cortou em 0,75p.p. para 2,25% a.a. No comunicado à imprensa o Comitê de Política Monetária deixou aberta a possibilidade de um novo corte futuro na taxa.
A taxa de juros mais baixa ainda não significa crédito mais baixo para os tomadores finais. Além disso, as instituições financeiras estão mais conservadoras sobre a política de concessão de crédito em decorrência da crise do novo coronavírus.
Recent Posts
See AllApesar da projeção do Boletim Focus ser de 6,97% para o IGP-M em 2021 a GO Associados acredita que novamente o índice deve superar os...
A economia do século XXI depende dos rumos dos mercados digitais – podem continuar sendo disruptivos e inovadores, ou terminarem...
Comments