top of page

A economia brasileira se aproximou do fundo do poço em abril...

Updated: Aug 19, 2020


A economia brasileira se aproximou do fundo do poço em abril. A queda de abril terá sido provavelmente a mais profunda da economia brasileira em 2020. O IBC-br, a prévia do PIB, registrou um declínio de 9,7%.


A queda de -9,72% em abril veio um pouco melhor do que a expectativa do mercado, de -10,2%. Diante do resultado, a GO Associados mantém a projeção de -6,5% para o PIB no ano e uma queda 11,7% no segundo trimestre.


As medidas de isolamento social, que tiveram grande impacto na economia, duraram todo o mês de abril. O resultado é o pior da série histórica iniciada em 2003.


O resultado poderia ser ainda pior não fosse a agricultura que vem atenuando o tombo da economia e deve crescer 2% em 2020. A safra de 2019/20 deve ser recorde, chegando a 251 milhões de toneladas de grãos.


O COPOM cortou em 0,75p.p. para 2,25% a.a. No comunicado à imprensa o Comitê de Política Monetária deixou aberta a possibilidade de um novo corte futuro na taxa.



A taxa de juros mais baixa ainda não significa crédito mais baixo para os tomadores finais. Além disso, as instituições financeiras estão mais conservadoras sobre a política de concessão de crédito em decorrência da crise do novo coronavírus.

24 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page