PRIMEIRA FASE DO ACORDO EUA-CHINA NÃO É TUDO, MAS É MUITO IMPORTANTE

Updated: Aug 17


O principal fato econômico desta semana é a visita do Vice Premier da China, Liu He, aos EUA para tratar da assinatura da “Fase 1” do acordo comercial entre as duas maiores potências econômicas do planeta.


Neste primeiro estágio, a China se compromete a aumentar em US$ 50 bilhões a importação de bens agrícolas e manufaturados dos EUA. Em troca, os EUA se comprometeram a reduzir, de 15% para 7,5%, as tarifas sobre US$ 110 bilhões de importações chinesas, além de não realizar o aumento de tarifas que estava previsto para o mês passado. As próximas fases serão negociadas posteriormente.


A assinatura da primeira fase deste acordo é fundamental para a economia mundial. As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta segunda-feira, refletindo o otimismo com a assinatura de um acordo comercial. Com a diminuição das tarifas, aumenta o fluxo de comércio e cresce a economia mundial. É uma boa notícia não só para EUA e China, mas também para economias emergentes como o Brasil.


Mas é preciso ficar atento aos próximos capítulos das negociações. Se houver uma nova reviravolta, como já ocorreu algumas vezes, a volatilidade deve aumentar: as bolsas devem cair e o dólar voltar a subir.


A guerra comercial não é a 3ª guerra mundial, mas seus potenciais estragos para a economia mundial são gigantescos. Um acordo comercial entre EUA e China é bom para todo mundo.

3 views
Receba nossos conteúdos!
  • Twitter - Black Circle
  • Spotify - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle