Banco Central muda projeção para 2020 de -5% para -4,4%, projeção para 2021 é de 3,8%...

O relatório trimestral de inflação do Banco Central revisou a projeção do PIB para 2020, de -5,0% para -4,4%. A projeção para 2021 caiu 0,1 p.p. para 3,8%.


Na comparação com as projeções do Ministério da Economia (queda 4,5% em 20 e alta de 3,2% em 21) o Banco Central está mais otimista tanto para 2020, quanto para 2021.


A revisão da projeção é justificada pela retomada da atividade econômica, que ocorre de forma diferenciada nos vários setores. Em alguns casos, vem surpreendendo positivamente, como no setor de comércio, por exemplo.


Apesar da incerteza e de uma segunda onda de casos de Covid 19, o Relatório destaca que a possibilidade de iniciar a vacinação já no começo de 2021 como um ponto de otimismo para a economia no próximo ano.


Apesar da recuperação acima do esperado nos meses iniciais da pandemia, os setores não estão retomando as atividades de maneira homogênea.


O gráfico 1 do Relatório ilustra como os serviços prestados as famílias tiveram uma queda muito maior no faturamento e uma recuperação mais lenta, se comparado aos outros setores.



Fonte: Relatório trimestral de inflação do Banco Central.


Enquanto mercados e farmácias permaneceram abertos, os bares, restaurantes, teatros e cinemas tiveram de fechar nos primeiros meses da pandemia e ainda não puderam retomar as atividades operando com toda a capacidade. Tal retomada só irá ocorrer quando a pandemia estiver controlada, com a imunização da população.

6 views0 comments

Recent Posts

See All
Receba nossos conteúdos!
  • Twitter - Black Circle
  • Spotify - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle